segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Os desafios da educação inclusiva

A Educação inclusiva compreende-se a Educação especial dentro da escola regular transformando a escola em um espaço para todos. Favorecendo a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e exigindo uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
A Educação inclusiva significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. Um fator importante para o desenvolvimento social é a convivência de todas as crianças.
A inclusão de um aluno com necessidades especiais na escola regular poderá favorecê-lo em seu desenvolvimento, respeitando as suas limitações.

Um comentário: